Simulação de entrevista enriquece o Exercício de Ajuda Humanitária
O Exercício Combinado de Ajuda Humanitária Paraná 3, que mobiliza militares do Brasil e outros 12 países até a próxima sexta-feira, dia 16, na 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, conta com um importante apoio técnico vindo de fora dos quartéis.
Acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), de Cascavel/PR, foram convidados a participar de uma coletiva de imprensa com um Oficial do Exército Brasileiro designado como Chefe da Comunicação Social da Força-Tarefa Conjunta.
Embora fosse uma simulação, a atividade esteve muito perto da realidade, com entrevistadores e entrevistado municiados de dados e informações importantes sobre a tragédia social e climática de Amarelo, país fictício que recebe a ajuda humanitária internacional.
Ao fim da atividade, ganharam os militares, que puderam aperfeiçoar ainda mais a capacitação no Exercício; e ganharam os universitários, que puderam exercitar quesitos básicos da profissão, como a ética da imparcialidade, a postura frente a autoridades e a habilidade de entrevistar.
“Foi uma oportunidade muita rica por aproximar a instituição militar da vida civil. Os jornalistas têm a obrigação de esmiuçar as informações, pedir aquilo que é pertinente e intermediar a relação entre as instituições e a população. Uma coletiva de imprensa como essa que realizamos, mesmo que simulada, mostra o poder e a importância de ambas as partes”, comenta a estudante Milena Rolim, de 24 anos, do oitavo período do Curso de Jornalismo da FAG.
“É uma relação de ganha-ganha. Os estudantes trazem mais realismo para as nossas atividades e, ao mesmo tempo, adquirem experiência. Além disso, podem nos conhecer melhor, assim como nós a eles. Quanto mais as Forças Armadas ficam experientes, mais fortalecem a Comunicação Social devido à sua importância na resolução dos problemas”, concluiu o Coronel Marcelo Pontes, designado como Oficial de Comunicação Social no Exercício.
Texto e fotos: 2º Tenente Pablo Gomes/CMS
Redes Sociais