CMS sedia evento sobre Comunicação Social no Exército
Durante três dias, os integrantes da Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sul (CMS) e os oficiais de Comunicação das Organizações Militares do Comando Militar do Sul participaram da Visitação de Orientação Técnica (VOT) do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro (CCOMSEx).
Presencialmente, cerca de 17 militares do Rio Grande do Sul e Santa Catarina participaram das palestras no auditório do Quartel-General, em Porto Alegre/RS. Por videoconferência, os militares que trabalham no Paraná puderam acompanhar as apresentações.
De acordo com o Coronel Alessandro, chefe da Comunicação do CMS, o objetivo da VOT foi possibilitar a troca de ideias e informações entre os militares. “A intenção foi repassar todas as observações e orientações do General José Ricardo Vendramin Nunes, que é o chefe do CCOMSEx, para que nós possamos realinhar os nossos procedimentos ou até mesmo confirmar o que a gente já está realizando”, destacou.
Na quarta-feira (10), primeiro dia de palestras, o Sistema de Comunicação Social (Com Soc) do Exército foi destaque, com o panorama dos assuntos que foram tratados durante todo o evento. A organização, estrutura e atividades desenvolvidas pelo Exército Brasileiro também foram apresentadas.
No segundo dia, a Comunicação Estratégica da Instituição e as atividades e ações de Comunicação Social do Exército em 2022 foram amplamente debatidas, com destaque para os três pilares do trabalho: credibilidade, transparência e oportunidade. O papel das Relações Públicas e Relações Institucionais e o relacionamento dos militares com a mídia foram tratados. “Todos os integrantes do Exército, a todo momento, são elementos fundamentais de Comunicação Social no processo de preservação e manutenção da imagem da Instituição”, frisou o Coronel Carlotto, chefe da Agência Verde-Oliva.
Na manhã desta sexta-feira (12), o foco foram as mídias sociais do Exército, citando as plataformas utilizadas pela Força. Atualmente, 70% dos brasileiros utilizam redes sociais e, o Exército desponta como a Instituição com o maior número de seguidores nas plataformas, com mais de 7,5 milhões de pessoas.
“O operador de Comunicação Social precisa entender qual linguagem deve falar para cada tipo de público nas redes sociais”, afirmou, o Tenente-Coronel Lima Campos, Chefe da Seção de Mídias Sociais do CCOMSEx.
Por fim, a palestra foi sobre o Portal do Exército e a importância de um bom texto nas postagens de notícias. Foram destacados os seguintes pontos: as informações necessitam ter abrangência nacional, relevância para a instituição e boas fotos.
“No fim destes três dias, a gente pode concluir que estamos alinhados e sincronizados com o CCOMSEx porque, pelas informações que nos foram passadas, já estamos cumprindo as diretrizes que estão sendo emanadas”, finalizou o Coronel Alessandro, chefe da Comunicação do CMS.
Texto: Asp Of NATHALIA KING
Fotos: 1º Sgt PIRES
Redes Sociais